Você gosta de curiosidades e falar de forma correta? Então entenda a origem e o significado dessas palavras e agregue conhecimento sobre o assunto.
Dedetizar
Tudo começou durante a Segunda Guerra Mundial, onde um produto para eliminar animais como moscas, mosquitos, ratos e baratas, conhecido com DDT (Dicloro Difenil Tricloretano), começou a ser conhecido e veio a ganhar mais popularidade nos anos 60.
Etimologicamente, através do processo de formação de palavras conhecido como neologismo, dedetizar passou a significar a utilização do DDT. Sendo assim, dedetização é uma palavra que significa praticar o ato de dedetizar, ou seja, aplicar um inseticida com o objetivo de eliminar uma determinada praga.
Hoje em dia não é permitido usar o produto químico DDT no Brasil, porque a sua utilização é prejudicial ao meio ambiente e às pessoas. Apesar disso, o termo dedetizar continua sendo usado para descrever o ato de exterminar determinadas pragas usando outros produtos químicos.
Detetizar
E porque muitos de nós escrevemos ou falamos detetizar? Está errado? Relativamente à escrita desta palavra, existe a dúvida entre dedetização e detetização. Oralmente, as duas formas são quase iguais, no entanto, a forma correta é dedetização, considerando a origem da formação da palavra e sendo que detetização não consta no dicionário.
Desinsetizar
Apesar do termo dedetização ainda ser muito usado na linguagem popular, o termo mais correto é desinsetização, é o processo para eliminar insetos rasteiros e voadores: baratas, traças, aranhas, pulgas, etc.
Adotamos um conjunto de ações que conduzem a desinsetização de uma determinada área alvo.Entre as várias técnicas de desinsetização, é possível identificar a atomização, aplicação de gel, pulverização e polvilhamento.
Ratos, saiba um pouco mais sobre eles
Nesse artigo gostaria de dar um destaque especial aos ratos, devido à sua popularidade e repudia generalizada praticada a esses interessantes roedores.
Os ratos são animais de hábitos noturnos, possuem diversas habilidades físicas como nadar, subir em lugares altos, saltar, equilibrar-se em fios, mergulhar, entre outros.
Encontram alimentos principalmente no lixo doméstico, escolhem àqueles que estão em condições de serem ingeridos, através de seu olfato e paladar aguçados, separam os alimentos de sua preferência e ainda não estragados.
Nas áreas urbanas as três espécies mais comuns são:
- Rattus norvergicus: Conhecidos como ratazana ou rato de esgoto, é o maior das três espécies. Abrigam- se em tocas que cavam na terra, em terrenos baldios, nas margens de córregos, em lixões, sistemas de esgoto, bueiros e etc.
- Rattus rattus: Conhecido como rato de telhado, rato de forro ou rato preto. Caracteriza-se por possuir grandes orelhas e cauda longa, habitam locais altos como sótãos, forros e armazéns, descendo ao solo em busca de alimento e raramente escavam tocas.
- Mus musculus: Popularmente chamado de camundongo, é o de menor tamanho entre as três espécies urbanas, de hábito preferencialmente intradomiciliar, costuma fazer seus ninhos dentro de armários, fogões e dispensas, tem comportamento curioso, sendo de presa fácil nas ratoeiras.
MEDIDAS PREVENTIVAS
A presença de ratos no local pode ser verificada através da observação de fezes granuladas, trilhas, manchas de gordura, roeduras e tocas. A prevenção é possível com a adoção de um conjunto de medidas que chamamos de antirratização.
Acondicione adequadamente os alimentos.
- Vede frestas ou vãos, soleiras que possam servir de porta de entrada dos ratos para os ambientes internos.
- Vede adequadamente caixas de esgoto e de gordura.
- Coloque telas nos ralos e grelhas pluviais.
- Evite o acúmulo de entulhos ou materiais inservíveis que possam servir de abrigo aos ratos.
- Não deixe alimentos de animais domésticos exposto aos roedores, principalmente no período noturno.
RISCO PARA A SAUDE
Os ratos têm papel importante na transmissão de diversas doenças: como a leptospirose e a hantavisrose, adquiridas em contato direto com a urina contaminada.
A importância da desinsetização de pragas urbanas em condomínios
Muitos insetos e roedores, como já mencionamos, passam despercebidos por síndicos e moradores, porém a proliferação das pragas urbanas em condomínios é uma realidade.
Locais de difícil acesso são geralmente os mais escolhidos para se proliferarem e somente quando ocorre uma infestação de baratas, formigas, aranhas e outros algum morador ou próprio sindico os encontra com maior frequência.
Esse transtorno pode e deve ser evitado. Trabalhamos oferecendo esses serviços, com possibilidades inclusive estabelecer um cronograma de combate, visando ao controle das pragas urbanas.
Por que estamos focando em Condomínios?
A utilização de métodos de desinsetização é necessário em condomínios, em primeiro lugar, visando assegurar a saúde dos moradores.
Através de métodos preventivos e serviços especializados que visam a eliminação e ao controle das pragas é possível manter um ambiente livre de doenças causadas pelas pragas urbanas.
Outro motivo muito relevante, para a desinsetização em condomínios , é o cumprimento da legislação estabelecida pelo estado.
Quanto tempo dura uma dedetização?
Variáveis como tamanho do ambiente e do grau de infestação são responsáveis em determinar o tempo em que duraria o produto, de acordo com cada local.
A pulverização tem uma duração de até 6 (seis) meses, porém em locais propícios para a proliferação destas pragas a dedetização deverá ser realizada com maior frequência.
As áreas comuns, salão de festas, lixeiras, entre outros locais devem ser constantemente examinados, visando não deixar resquícios de alimentos, pois isso atrai a presença de roedores, baratas, formigas e outros.
Eficácia do serviço
Certamente você encontrará no mercado muita gente falando muita coisa, com soluções mirabolantes para resolver o problema das pragas urbanas, porém só uma empresa séria, comprometida com seu objetivo, vai ser eficaz no serviço de controle dessas pragas.
Fundada em 2001 com sede na cidade de cabo frio, a Desinset-lagos é uma das maiores empresas no controle de pragas e vetores da Região dos Lagos.
Com quinze anos de existência sempre mantivemos um olhar atento para os lançamentos de produtos e tecnologia do setor,visando a qualidade de nossos serviços e aprimorando o atendimento aos nossos clientes.
Acreditamos que esse “sucesso” esteja relacionado a dois fatores determinantes:
1º- A qualidade dos produtos que utilizamos com aplicação do método (CIP) controle integrado de pragas e (SEC) sistema de eliminação de cupins(que são ecologicamente corretos).
2º -A atualização constante de tecnologia do equipamento de trabalho.
Nosso segredo maior é a cumplicidade com os clientes, disponibilizando uma equipe de vinte e cinco funcionários e uma filial em Armação dos Búzios, para estar sempre pronto á atendê-los em toda a região.
Veja nossos diferenciais em dedetização ->
Portanto,”Não bata na madeira três vezes para se proteger” confie na empresa que trabalha e se preocupa com você.